sábado, 26 de setembro de 2009

SÉTIMO ENCONTRO DO GESTAR II SANTO ÂNGELO

Data do encontro = 11-07-09
Tema = Estudo das unidade 15 e 16 do TP4

Unidade 15 - Mergulho no Texto

Seção 1 = Por que e para que perguntar
Objetivo da seção:
Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno.
Seção 2= Como chegar à estrutura do texto?
Objetivo da seção:
Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto.
Seção 3 = Quando queremos aprender
Objetivo da seção:
Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.

Unidade 16 = A produção textual – Crenças, teorias e fazeres

Seção 1 = Escrita, crenças e teorias
Objetivo da seção:
Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita.
Seção 2 = O ensino da escrita como prática comunicativa
Objetivo da seção:
Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo.
Seção 3 = A escrita e seu desenvolvimento comunicativo
Objetivo da seção:
Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.

Trabalhamos em grupos. Cada grupo estudou uma seção das unidades 15 e 16 e fez um cartaz com as considerações mais importantes para socializar com as demais colegas. Chegamos a várias conclusões sobre as razões pelas quais os nossos alunos leem e tão pouco e têm dificuldades na escrita. Dentre as citadas pelos professores podemos elencar algumas:
- nunca ouviram histórias ou ouviram muito poucas;
- falta de motivação e exemplo da família;
- este hábito não existe na família;
- falta de interesse e curiosodade;
- não sentem necessidade, prazer, gosto...;
- tecnologia;
- não têm acesso a jornais, revistas, livros;
- leitura obrigatória com cobranças absurdas;
- a escola, do modo como está estruturada ( acervo bibliográfico, biblioteca, espaços de leitura) não fomenta a formação de leitores e não oferece experiências para que a leitura se torne um hábito, uma necessidade;
Assistimos o documentário "O Saber e o Sabor" e refletimos sobre o mesmo.
Após a análise e reflexão destas unidades, os cursistas escolheram uma atividade do "Avançando na prática" do TP4 para aplicar com seus alunos.

Dever de casa = leitura e questões das pgs 146 a 149 (Ampliando as nossas Referências) do TP4.
Para encerrar nosso encontro, lemos a mensagem "Creio" de Gilberto Scarton
Consideramos este encontro bem produtivo, visto que, todos os cursistas demonstraram-se interessados e participativos, considerando relevantes as questões abordadas e muito interessantes as atividades propostas para serem desenvolvidas em sala de aula. Portanto mais uma vez: SATISFAÇÃO!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário