A importância desses conceitos para o ensino de leitura e escrita de 5ª a 8ª séries é de que eles ampliam horizontes ao educador, com uma fundamentação teórica e princípios básicos que os professores de Língua Portuguesa devem conhecer para poder aplicar na sua prática e no seu dia-a-dia, em sala de aula, com os seus alunos.
Importante também as leituras das unidades pois elas nos orientam, abrem caminhos e nos conscientizam de que devemos repensar o nosso ensino-aprendizagem como um processo pedagógico, ampliando espaços para o trabalho com leitura e escrita para além das aulas de Língua Portuguesa
2. Ao considerar esses conceitos, o que poderia mudar na prática de sala de aula de Língua Portuguesa?
Poderia mudar a metodologia de trabalho com o objetivo de despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a experimentar de formas diferentes o mundo da leitura e da escrita para inseri-lo numa cultura letrada.
Conscientizar o nosso aluno de que ler com prazer é uma atitude inteligente fazendo com que ele se motive e se interesse pela leitura.
Desenvolver hábitos, atitudes e habilidades através da leitura de textos diversificados, oportunizando o conhecimento prévio dos temas abordados na escrita.
Incentivar o Jornal da Escola na sala de aula.
Realizar Seminário de Leitura (livros de literatura).
Tornar a aula prazerosa com técnicas e métodos diferentes dos tradicionais.
Trabalhar e priorizar PROJETOS (realizando um trabalho interdisciplinar) envolvendo todos segmentos da ESCOLA.
Veremos também a opinião da cursista Suzimara Rontani:
Questão 01: Por meio desses conceitos, passamos a entender melhor a importância do conhecimento prévio dos alunos, as diversas situações sociocomunicativas nas quais ele está inserido e a necessidade de relacionar tudo isto com o conhecimento novo apresentado na escola e em outros lugares (visão de mundo).
Questão 02: Acredito que principalmente a qualidade daquilo que ensinamos e não a quantidade. Penso que as escolas (professores, alunos, pais, comunidade, gestores...) ainda priorizam os cadernos cheios e idéias supérfluas, acerca das diversas áreas do conhecimento, do que um bom entendimento sobre o que realmente seja importante.
Ainda neste encontro, realizamos uma reflexão do texto "O tratamento do "erro" nas produções textuais" e foi passado para as cursistas o power point "Chapeuzinho Vermelho : Múltiplos gêneros e uma mesma história"- uma análise multimodal
Para finalizar nosso encontro, lemos o texto "Nóis mudemo" e refletimos sobre a nossa prática pedagógica a partir deste.
Dever de casa: Leitura das unidades 15 e 16 do TP4
Pudemos considerar este encontro muito produtivo, visto fizemos muitas reflexões e chegamos a conclusões importantes sobre alguns conceitos revendo nossa prática pedagógica diante deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário